Ter, 25 de Setembro de 2018

Associação de Catadores de Materiais Reciclagem do Padre Faria bate recorde de reciclagem - 06/03/2018 | 09:47

Associação de Catadores do Padre Faria é coordenada pela Gracinha.

A Associação de Catadores do Padre Faria, coordenada pela Maria das Graças Santos Carvalho, a Gracinha, coletou, processou e encaminhou para a reciclagem mais de 70 toneladas de resíduos no mês de fevereiro de 2018. Papel, papelão, vidro, metal, plástico, sucatas ferrosas e resíduos eletroeletrônicos tiveram a destinação ambientalmente adequada e contribuíram para a geração de renda e emprego, além da preservação do meio ambiente.

Empreendedora e muito ativa, a Gracinha, juntamente com sua equipe de catadores, firmaram várias parcerias que proporcionaram o recorde de materiais recolhidos e destinados para o setor da reciclagem. Já há muitos anos no ramo da coleta seletiva, a Associação coleciona bons e velhos parceiros, sejam eles da iniciativa privada ou do poder público.

Uma dessas parcerias é realizada com a Prefeitura de Ouro Preto: a Associação é uma das responsáveis por promover o programa "Ouro Preto Recicla", que atende 10 bairros do Município e o Distrito de Lavras Novas. Implantado em 2017, o programa possibilitou a criação de cinco empregos diretos e uma crescente em arrecadação de aproximadamente 30% para as associações.

Além do apoio da Prefeitura Municipal, a Associação conta com a parceria da Samarco, UFOP, IFMG, Cooperouro, Fórum, Fundação Gorceix e vários outros. No mês de fevereiro especificamente, firmou também uma parceria com a Liga dos Blocos Estudantis, em que todos os materiais recicláveis gerados durante a concentração dos blocos do Espaço Folia foram doados para as Associações do Padre Faria e da Rancharia e também para o Grupo da Melhor Idade Renascer.

Junto às outras entidades que promovem a coleta seletiva e reciclagem no Município, foram coletados e tratados corretamente mais de 100 toneladas de resíduos no último mês.


VOLTAR