Ter, 25 de Setembro de 2018

Negócio da Música - Ranking digital do setor da música (Itabirito, Mariana e Ouro Preto) - Março/2018 - 04/03/2018 | 19:25

É por meio da comunicação que os artistas podem captar e fidelizar clientes (fãs). Por isso, é muito importante a análise de mídias sociais, tanto sobre o seu trabalho e também sobre a concorrência. Verificar o que a concorrência tem feito para que seja referência para que você possa melhorar seus números e assim aumentar o número de venda de ingressos. 

Importante ressaltar que o artista não pode esperar sempre que apenas os frequentadores da casa encham o seu show. Se você faz o trabalho de levar um grande público para qualquer evento, você estipula um cachê melhor, já que você leva clientes para a casa de show, restaurante ou até mesmo espaço público.

Com a análise das Mídias Sociais é possível ainda adquirir informações dos seus seguidores (gênero, idade, interesses e onde moram). Isso é valioso para saber qual é o público que interessa pela música que você faz.

Análise

Itabirito: Alguns artistas se movimentaram no ranking ganhando uma posição: Ronei Costa, Deyvisson & Marcelo, Karem, Pirulito da Vila, Felipe Menezes, Márcio Lima e Letícia Garcia. Já a Academia Libre Cantare perdeu duas posições. Entraram na lista o bloco Ivete Não Veio e a banda O Bailê. Os grandes destaque são Ronei Costa e a banda Policromático pelo número de seguidores no Youtube. O cantor Serginho Barbosa no ano de 2018 teve o maior crescimento no Facebook (14%).

Ouro Preto: Não houve alteração no ganho de posição, no entanto, houve movimentação com a inserção de algumas bandas: Seu Juvenal, Carnivale, Selvagens Punk Rock, Deitando o Cabelo e MarajaizZ. Com destaque para Seu Juvenal que já entrou na 11ª posição. Em 2018, a dupla Higor & Thiago teve um crescimento de 27% no Facebook, seguido pelo Grupo Candonguêro com 5%. No Instagram, o maior crescimento foi da banda Quixote com 28%, seguido pelo Grupo Candonguêro com 20%; por outro lado, a banda SambaBen perdeu 3% no Instagram.

Mariana: A análise das bandas de Mariana começou em março já com destaque para Circovolante, Giselle Couto e Clube Osquindô.

Veja abaixo o levantamento de Março de 2018 - Itabirito:

Veja abaixo o levantamento de Março de 2018 - Ouro Preto:

Veja abaixo o levantamento de Março de 2018 - Mariana:

 

------------------------------------------------------------

Sobre o autor

Gilson Fernandes é Gestor Cultural, Jornalista e Relações Públicas. Com formação em Comunicação Social, com ênfase em Comunicação Integrada e especialização em Jornalismo e Relações Públicas pela PUC Minas, Gilson atua na elaboração e gestão de projetos culturais na área do cinema, do teatro e da música. Ele ainda elabora, executa e presta contas de ações de projetos por meio das Leis de Incentivo à cultura, municipal, estadual e federal. Em agosto de 2012, fundou a empresa Holofote Cultural. Em seu currículo, já trabalhou na Vale, foi Secretário de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Ouro Preto, além de palestras, consultoria e gestão de diversas bandas, grupo e artistas solo.

Entre em contato: gilson@holofotecultural.com.br


VOLTAR