Dom, 10 de Dezembro de 2017

Turismo de Ouro Preto se destaca na região do Circuito do Ouro - 02/12/2017 | 12:23

Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Vecchia Guerra Foto: Elias Damasceno

O turismo de Ouro Preto está em destaque esta semana. A habilitação do ICMS Turístico e a eleição do secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, como novo presidente da Associação do Circuito do Ouro (ACO) demonstram o posicionamento do munícipio na gestão do turismo. O secretário foi aclamado pelos componentes da entidade na eleição da Associação Circuito do Ouro, que aconteceu nesta terça feira, 28 de novembro, na cidade administrativa, em Belo Horizonte.

Ouro Preto assume pela primeira vez a presidência da Associação Circuito do Ouro juntamente com o município de Nova Lima que assume a vice-presidência. “Estando a frente da ACO, vamos cumprir nosso papel de destino indutor do turismo e Minas Gerais, demonstrando o trabalho que vem acontecendo ao longo dos anos de melhor preparação da cidade como destino turístico”, ressalta Felipe Guerra.

Ouro Preto recebe recurso do ICMS Turístico pela primeira vez

Com nota máxima, Ouro Preto vai receber pela primeira vez os recursos do ICMS Turístico. O município que integra o Circuito do Ouro obteve 10, que é a pontuação máxima dada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais para a organização turística na cidade.

O ICMS Turístico é o incentivo que devolve aos municípios mineiros uma boa parcela de recursos do tributo, abastecendo os Fundos Municipais de Turismo e motivando o desenvolvimento do turismo local por meio de ações e projetos. O recurso é garantido por lei estadual, que destina parte da arrecadação do tributo para fundos de turismo.

Para receber o ICMS Turístico, os municípios inscritos devem atender a alguns requisitos, como ter implementada uma política pública de turismo, um plano municipal de turismo e estar integrado a um circuito, no caso de Ouro Preto, é o Circuito do Ouro, o qual o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto, Felipe Guerra toma posse como novo presidente do circuito nesta semana.

Felipe destaca a conquista: “é uma felicidade muito grande receber pela primeira vez o ICMS turístico. Para Ouro Preto, que é uma cidade indutora, sinto que fizemos nosso dever de casa, entrando em consonância com o Estado. Obtivemos a nota máxima, o que demonstra o trabalho da Secretaria de Turismo de Ouro Preto. É uma satisfação muito grande obter esta conquista, mesmo em um momento de crise. Aproveito para parabenizar os profissionais que trabalham na Secretaria de Turismo, com destaque à turismóloga, Fabiana Nonato, que vem fazendo este trabalho primorosamente ao longo dos anos”, enfatiza.

Para Fabiana Nonato, atender pela primeira vez todos os critérios para a habilitação do ICMS é um grande feito para o desenvolvimento sustentável do turismo em Ouro Preto. “Este resultado comprova o quanto avançamos nas Políticas Públicas de Turismo. Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas estamos trilhando no caminho certo. Agora, a nossa responsabilidade aumenta mais. Somos o destino indutor do Turismo em Minas Gerais e, hoje, consagramos com êxito. Parabéns Ouro Preto!”, ressalta.


VOLTAR