Qua, 22 de Novembro de 2017

Moradores do bairro Liberdade comemoram a inauguração da Gruta - 04/11/2017 | 11:39

A comunidade católica do bairro Liberdade ganhou de presente um lugar de oração e fé com a inauguração da Gruta de São Lucas e Nossa Senhora Aparecida, no dia 30 de outubro. Localizada na rua Rio Doce, ao final da rua Itabirito, a Gruta foi construída graças à persistência e devoção do casal Itamar Elias Gomes e Alexandra Silva, responsáveis por elaborar o projeto e arrecadar os recursos para a obra.

Segundo o projetista Itamar Elias Gomes, a Gruta nasceu do desejo dele e da esposa, a funcionária pública, Alexandra Silva, em homenagear São Lucas, o padroeiro do bairro Liberdade e também Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, além de criar um espaço de paz para que as pessoas pudessem rezar e professar sua fé no bairro.

“Sempre fomos muito religiosos e achamos que nestes tempos conturbados seria muito bem vinda a criação de um local de veneração para trazer paz e harmonia para nosso bairro e para a vida de nós moradores, daí a ideia da Gruta”, contou Itamar.

Imbuídos no objetivo de criar um espaço de fé para a comunidade, Itamar e Alexandra, conseguiram a autorização da Paróquia de São Sebastião, saíram atrás das doações, elaboraram o projeto arquitetônico e fiscalizaram passo a passo as obras de construção da Gruta, iniciada no dia 8 de outubro.

Os moradores aprovaram o projeto e muitos já têm utilizado o local para rezar e professar a fé. O responsável pela paróquia de São Sebastião, o padre Edmar Silva, elogiou a iniciativa e prometeu ministrar uma missa ainda em novembro para consolidar a inauguração da Gruta de São Lucas.

Itamar e Alexandra estão muito orgulhosos pela realização do sonho e pela conquista. Eles desejam que a Gruta de São Lucas seja apropriada por todos os moradores de Itabirito, indiferente da religião, e ajudem a transformá-la num local de fé e veneração de paz e amor.

Quem foi São Lucas
São Lucas, o Evangelista (do grego antigo Λουκᾶς, Loukás) é, segundo, a tradição, o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos - o terceiro e quinto livros do Novo Testamento. É o santo padroeiro dos pintores, médicos, genealogistas e curandeiros. É celebrado no dia 18 de Outubro.

Chamado por Paulo de "O Médico Amado" (Colossenses 4:14), pode ter sido um dos cristãos do primeiro século que conviveu pessoalmente com os doze apóstolos.


VOLTAR