Dom, 10 de Dezembro de 2017

#YumiPetFriendly - Parque Ecológico Municipal de Itabirito - 01/10/2017 | 23:06

Pela primeira vez temos Itabirito na minha coluna. A cidade fica pertinho de Belo Horizonte, a aproximadamente 50 km. Fomos visitar minha vovó no dia 11 de Setembro e depois fazer um passeio pela cidade. Mamãe me levou no Parque Ecológico Municipal. É tudo muito lindo! O moço não me deixou chegar perto dos bichinhos presos; mas vi alguns patos dentro da lagoa que eu tinha certeza que queriam brincar comigo. Vocês sabem, né? Mamãe me segurou firme e não deixou eu nadar com eles! Lá é um bom lugar pra um piquenique, correr na grama e tirar fotos!

Infelizmente o passeio não terminou bem! Queria fazer aqui um alerta para meus amigos de quatro patas. Mamãe tirou mais de 30 carrapatos de mim! Como eu tomo Bravecto todos eles morreram. Nunca tinha pegado carrapato antes e eu já fui a diversos parques de Belo Horizonte, como: Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro; Parque Municipal Rosinha Cadar, no Santo Agostinho; Parque Professor Amílcar Vianna Martins, no Cruzeiro; Parque Orlando de Carvalho Silveira, no bairro da Graça; Parque Ecológico Alfredo Sabetta, no Barreiro e Parque das Águas (Parque Municipal Burle Marx), também no Barreiro; entre outros. Estes dois últimos com muita vegetação e abertos para diversos tipos de animais.

Meu papai entrou em contato com a Prefeitura de Itabirito, já que o parque é municipal, e o secretário de Meio Ambiente, Antônio Generoso, respondeu que os biólogos da Secretaria fazem todo o acompanhamento por se tratar de área de mata e de preservação permanente, onde há presença de animais silvestres. "Dessa forma, não há a eliminação total dos carrapatos, mas algumas medidas estão sendo tomadas como o aumento da cerca de tela para diminuir a presença de animais silvestres na área de uso humano do Parque, além da aplicação de produtos com o Parque fechado, com a intenção de eliminar os carrapatos dentro dessa área. O secretário ressalta que nunca foi registrado qualquer caso de contaminação de febre por causa do carrapato e que eles também são provenientes de animais como gatos, cachorros e cavalos".

Mamãe leu que a professora Danielle Ferreira de Magalhães Soares, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  disse que o carrapato tem como hospedeiros animais silvestres, como as capivaras, e os domésticos, a exemplo de cavalos e cães. Ele passa o maior tempo da vida no ambiente e procura os animais ou o homem para se alimentar. A estação seca é o período de maior contaminação e risco de proliferação, com grande número de larvas e ninfas. “É a época ideal para o controle, exigindo menos quantidade de produto químico, com menos riscos para os animais e maior eficácia contra os carrapatos”, explica Danielle Soares.

Diferente do que muitas pessoas acham, o carrapato fica mais tempo no ambiente do que na gente. “A infestação que a gente vê no animal é apenas 5%, os outros 95% está no ambiente, porque ele sobe no animal apenas para se alimentar e reproduzir, a postagem dos ovos é tudo no ambiente. Por isso, não adianta tratar o animal e não cuidar do local onde ele vive”, alertou a veterinária de São Carlos Andréa Villanova.

Pra quem não conhece, vale a pena ir à Itabirito e comer o Pastel de Angu, patrimônio imaterial do município. Além do Parque Ecológico, visitem o Cristo e o Jeca Tatu.

#FicaADica: Aumigos, tomem remédio contra carrapato e pulga. Eu tomo o Bravecto que me protege por 3 meses. Já usei também a coleira da Seresto que protege por 8 meses, mas não uso mais por causa do meu pêlo longo (a coleira tem que ficar em contato com a pele). Além do Bravecto, toda vez que saímos, mamãe espirra repelente natural de Neem.

Se quiserem mais informações, me manda um direct no Instagram: www.instagram.com/YumiBela

Yumi usa:
Laços: Liloopy Pet (31) 9 9149-9072
Plaquinha de Identificação: Pet Ids (31) 9 8688-2017
Coleira: Zee Dog - Quiosque Pátio Savassi (31) 2520-8887 / 9 9615-8887 (WhatsApp)

Yumi é membro do Cãopanheiros BH

_________________________________________

Yumi Bela
Uma shih tzu dorminhoca, esperta, que adora viajar!

Álbum de Fotos


VOLTAR