Sab, 21 de Outubro de 2017

Conferência do SUAS acontece neste final de semana em Ouro Preto - 25/07/2017 | 17:45

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania realiza no próximo sábado (29) a XII Conferência Municipal de Assistência Social, cujo assunto principal será a "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS".

O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) atua no município como um conjunto de ações dos poderes públicos e da sociedade para assegurar direitos relativos à saúde, à previdência e assistência social. De acordo com Aline Testasicca, diretora de Assistência Social, “a conferência objetiva avaliar, discutir e propor alternativas visando o fortalecimento da política pública da assistência em nosso município, aprimorando sua gestão”.

Durante sua discussão, o tema central será dividido em quatro eixos: (1) A Proteção Social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos Direitos Socioassistenciais; (2) Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social - SUAS; (3) Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de Direitos Socioassistenciais; e (4) A Legislação como instrumento para uma Gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos Direitos Socioassistenciais.

São convidados a participar da Conferência representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, usuários, gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social das unidades públicas e representantes de entidades e organizações de assistência social que executam Serviços e Programas Socioassistenciais. As inscrições acontecerão a partir das 8h no ato de credenciamento.

A XII Conferência Municipal de Assistência Social acontece das 8h às 18h, na Escola de Farmácia, localizada à Rua Costa Sena, 171 - Centro, Ouro Preto - MG; com realização do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania e apoio da Secretaria da Casa Civil.

Confira a programação completa:

08h - Café e credenciamento
09h - Abertura oficial: Execução do Hino Nacional e de Ouro Preto; Fala das autoridades presentes à Cerimônia de Abertura
09h30 - Palestra Magna
10h15 - Apresentação e aprovação do Regimento Interno da XII Conferência Municipal de Assistência Social
11h - Divisão dos 04 Grupos de Trabalho
11h30 - Almoço
12h30 - Roda de conversa sobre os Eixos Temáticos
13h15 - Debates e elaboração de propostas
16h - Lanche
16h30 - Apresentação e aprovação das propostas pela Plenária
17h30 - Plenária final: Eleição de Delegados(as)
18h - Encerramento


VOLTAR