Qua, 22 de Novembro de 2017

Atualização do Plano Municipal de Turismo é apresentada na Câmara - 19/04/2017 | 10:27

Documento, atualizado pela diretoria de Turismo e pelo Conselho Municipal de Turismo, vigorará até 2027 - Créditos: SECOM/PMI

A nova versão do Plano Municipal de Turismo, que vigorará entre 2017 e 2027, foi apresentada na Câmara Municipal no dia 10 de abril. A reunião ordinária contou com a presença do secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney Figueiredo, e de membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

"O Plano Municipal orienta o processo de desenvolvimento do turismo. Em 2016, houve a necessidade de atualização. Ao longo do ano, tivemos vários encontros e atualizamos o documento", revelou Ubiraney Figueiredo. "Hoje, Itabirito tem um dos mais modernos e dinâmicos planejamentos de turismo da região", acrescentou o secretário, destacando a participação ativa do Comtur.

A responsável por apresentar os detalhes da nova versão foi a diretora de Turismo, Michilene Rodrigues, que fez a exposição de programas, metas e ações durante a reunião. "Trouxemos para a Câmara Municipal justamente para ter o olhar do legislativo voltado para o turismo e para que eles enxerguem como esse setor é planejado e pensado em Itabirito", comentou.

"O documento marca o diálogo da administração pública com a instância de governança local de turismo, o Conselho Municipal de Turismo, que tem toda representatividade do sistema municipal de turismo. O documento é orientado também pelo sistema estadual e nacional de turismo", acrescentou.

Parlamentar exalta novo Plano

O trabalho foi exaltado pelo vereador Maximiliano Fortes, do PSB, que destacou a importância do turismo no processo de diversificação econômica da matriz econômica da cidade. "A construção de uma política pública municipal dessa qualidade, para mim, tem o mesmo valor da inauguração de uma grande obra, como o Senai, a escola do São José e tantas outras que tivemos recentemente".


VOLTAR