Qua, 22 de Novembro de 2017

Grupo Mamulengo Fulô do XicXic se apresenta na Feira Bação Cultural - 09/09/2016 | 10:48

Todo segundo sábado do mês é dia de Feira no distrito São Gonçalo do Bação a partir de 14h. Amanhã, 10 de setembro, haverá programação especial com a apresentação do Grupo Mamulengo Fulô do XicXic às 17h30. A feira acontece no Espaço do Grupo de Teatro São Gonçalo do Bação, ao lado da Associação Comunitária.

Para a coordenadora do evento, Clarisse Marinho, o objetivo da feira é mobilizar e articular os produtores locais,  unir o público potencial diretamente aos produtores, valorizar a cultura local e realizar intercâmbios culturais de produtos e também artístico. "A ideia da feira surge da real necessidade de escoamento por parte dos produtores locais e valorização do trabalho dos mesmos. Um simples ideia que foi logo abraçada pela comunidade", afirma Clarisse.

Na Feira você encontrará do crochê ao doce, das plantas às geléias, doces típicos e iguarias, além de poder fazer a feira da semana com produtos orgânicos. "A feira ainda está começando, contamos com aproximadamente  15  expositores fixos e sempre há convidados também", comenta.

 

Teatro de Mamulengo

O Teatro de Mamulengo consiste na mais rudimentar e autêntica expressão cênica brasileira. Com referências da Comédia Dell´Arte, dos presépios mecanizados dos padres jesuítas, é um teatro da roça, um brinquedo do povo nordestino onde a inversão dá o tom da comédia. Inversão de poder, onde uma segunda realidade vêm à tona. É um teatro de comédia que traz tipos fixos, e estes personagens podem surgir de diversas formas nesta brincadeira que, diferentemente do teatro convencional, não traz um texto preciso, mas sim intenções a serem respeitadas. Este teatro feito de palha, mulungú, chitão e couro é um recorte da nossa cultura genuinamente brasileira. Uma manifestação popular que desde o início de 2015, recebeu do IPHAN o título de Patrimônio Cultural do Brasil.


VOLTAR